Textos CarlosCarlos


“Sonhos não se compram nem se vendem”
outubro 17, 2009, 3:07 am
Filed under: Uncategorized

“Sonhos não se compram nem se vendem” – Foi a mensagem mais iminente que veio à sua mente logo após acordar. Ela não costumava lembrar de seus sonhos, e desse último só lembrava uma frase. Para ela era suficiente, e com a cara amassada e ainda pasma com a luz da manhã, foi à rua para se encontrar com os seus sonhos reais pelo caminho. Mas o que seriam sonhos reais??

Caminhou um pouco até a padaria mais próxima, deu bom dia para o Seu Antenor e enquanto aguardava o atendente colocar os pães no saco, olhou para o outro lado da rua e avistou um letreiro: “O seu sonho é o nosso Banco”. Ficou extremamente confusa e vertiginosa com aquilo, como entender essas mensagens que são distribuídas incessantemente a todos nós, 24hs por dia?? A avalanche de slogans, logomarcas, logotipos e apelos publicitários a deixavam dopada e oprimida por algo totalmente questionável e descartável. Afinal, o que era um Banco, um banqueiro ou um publicitário pra dizer a ela que aquilo era o seu próprio sonho??

A sua mente começou a pirar nesse lance de falta de escolha, pensando no fato das pessoas não poderem optar se gostam ou não, se querem ou não ver todas essas falácias diárias. Em todo canto que olhassem só veriam apelos às suas indiscriminadas gastações de notas verdes e competições desenfreadas.

Começou a desconfiar que seu sonho não havia sido em vão. Em instantes percebeu a imensidão de tempo que ela perdeu, sempre acreditando em questionáveis sonhos, fantasias, promessas e mentiras contadas desde o tempo de escola, via mídia e outros veículos. Ela pensava: “Será que me deram a chance de questionar tudo isso?? Será que eu tenho o direito de discordar sem ser escurraçada pelos meus semelhantes?? Será que eu posso ir atrás de mim mesma para me redescobrir?? Será que posso ser o que realmente sou depois de me encontrar?? Parece que nessa terra só quem pode é aquele que segue o caminho torto, aquele que executa um poder sem fundamento e opressor”.

Continuou: “Afinal, que liberdade é essa?? Que democracia é essa?? Que loucura de mau gosto é essa??”.

Pensou em dormir. Dormir um sono longo e profundo para ter que voltar só depois de muito tempo (ou não ter que voltar mais). Pensou nas famílias com seus sonhos de Disney e também no cidadão comum e sua intenção de ficar muito rico em matéria, como uma fonte segura de felicidade.

Naquele dia ela havia entendido que o caminho não estava ali. Sabia que algo deveria ser mudado no rumo da história, pois daquele jeito os seus filhos, netos e desconhecidos não desfrutariam de algo realmente interessante e transformador. Mas, hoje em dia, quem quer transformação??? Espero que vc queira.


3 Comentários so far
Deixe um comentário

Fiquei sabendo que sua filha(ou filho) nasceu! Parabéns cara, td de bom pra vc e sua família!!!!!!!!
pra variar, texto otimo.

abraço

Comentário por Leann

O ruim é quando sonhamos o sonho dos outros e esquecemos dos nossos! … mesmo sem querer!

Comentário por Gaél

Eiiita moço bom!!!!!! Salve meu velho, tocou meu coração… quando se escreve com o coração é isso que dá, bate no dos outros….

Muita Luz e Amor mano!

abs

Comentário por Ze Calanga




Deixe um comentário